Você sabe o que são hashtags? Ela é composta pelo símbolo ‘#’ – a famosa ‘cerquinha’, sendo utilizada em posts em que destacam um tópico específico, por exemplo: #techno, #country, #deep, dentre outras milhares formas que podem ser usadas. Ela é uma excelente ferramenta para que seu post no Facebook,  post no Instagram, post no Twitter, fiquem em evidência, pois o engajamento em postagens que utilizam a fórmula é maior do que em postagens convencionais.

1. Por que e como usar hashtags;

As hashtags foram inventadas nos anos 90, mas só ganharam popularidade depois de 2007 com o seu uso no Twitter. O uso de hashtags facilita a organização de conteúdos e a interação de usuários de uma mídia social como uma verdadeira rede.

A hashtag é uma palavra ou termo com o símbolo # na frente. A palavra/termo precisa ser escrita sem espaços.

Exemplos:

#musiclife

#festivalseason

#partyhard

As hashtags podem ser usadas em todas as mídias sociais, incluindo: Facebook, Instagram e Twitter. A hashtag se transforma em um link (no Instagram é possível até seguir as hashtags) e um diretório de publicações onde outros usuários podem encontrar qualquer postagem que tinha usado a hashtag.

Se você fizer um bom uso de hashtags é possível aumentar em mais de cem por cento o engajamento dos seus posts e de uma forma exponencial a quantidade de seguidores.

Nos próximos artigos desta série, vamos demonstrar como criar listas de hashtags e sugestões de hashtags para serem utilizadas em suas publicações.

Para você não perder tempo já comece a usar hoje mesmo a hashtag da nossa comunidade: [hashtag comunidade] e do evento [hashtag do evento].

Quantas hashtags eu posso usar?

O Instagram permite que você use até trinta hashtags, mas segundo alguns estudos quanto mais hashtags você usar menor vai ser o engajamento. O número ideal é quatro. Já no Facebook você possui uma infinidade de hashtags para explorar, pois o número é maior que 63 mil de caracteres – letras, enquanto que no Twitter você possui um limite de 280 caracteres para trabalhar. 

2. Como criar listas de hashtags

Se você conferiu o primeiro artigo desta série, você já deve ter entendido o potencial de usar hashtags em suas publicações, nesta segunda parte vamos nos concentrar na forma que o Instagram trabalha com hashtags, é possível aplicar uma dinâmica similar em outras mídias sociais.

Como configurar o meu perfil?

Você precisa configurar o seu perfil como público para que as suas publicações apareçam nas buscas por hashtags.

Como encontrar hashtags relevantes?

Quando você faz uma busca por uma hashtag no Instagram, ele apresenta a quantidade de publicações com esta hashtag e também outras tags que usam parte do texto que você adicionou.

Ao entrar na hashtag o usuário é apresentado com hashtags similares com as 9 publicações que estão tendo mais engajamento com aquela hashtag e na sequência as últimas publicações.

Se você usar hashtags muito concorridas (com muitas publicações por dia), você dificilmente vai figurar nas publicações com mais engajamento e nas recentes, ela vai se perder rapidamente pela quantidade de novos posts que são gerados, você vai precisar encontrar um equilíbrio entre hashtags que tenham um volume médio de publicações e que você consiga figurar às vezes entre as publicações com mais engajamento e por um certo tempo nas recentes.

Você pode usar ferramentas específicas de hashtags para Instagram como a https://displaypurposes.com/ e http://hashtagify.me/, mas no próprio app do Instagram também é possível encontrar as hashtags que você precisa.

Confira um passo a passo de como encontrar hashtags:

  • Faça uma busca pelo nome do eventos nas tags;
  • Identifique a quantidade de publicações nesta tag e similares;
  • Procure tags que tenham menos de 500.000 publicações e não tenha vergonha de usar algumas com menos de 20;
  • Você pode encontrar hashtags similares no link da hashtags que você selecionou.

3. Sugestões de hashtags para eventos musicais

Para facilitar a sua vida criamos grupos de hashtags que vocês podem utilizar, só cuidado para não usar mais hashtags e com isso perder o engajamento – você pode usar até 5 sem perder muito engajamento.

Artistas:

#vintageculture, #alok, #illusionize, #catdealers, #ftampa, #chemicalsurf, #acdc, #gunsnroses, #nirvana, #angra, #avicii, #davidguetta, #anitta, #cazuza, #pablovittar, #luansantana, #ivetesangalo, #claudialeite, #gusttavolime, #metallica, #caetanovelozo, #chapeleiro, #manobrown, #racionais, #rogerioskylab, #linkinpark, #chriscornell. 

Festivais:

#sotrackboa, #xxxperience, #lollapaloozabr, #rockinrio, #sunsetfestival, #warungdayfestival, #kaballahfestival, #universoparalello, #riomusiccarnival, #sensationfestival, #xxxperiencefestival.

Clubes:

#greenvalleybr, #instarung, #warungbeachclub, #dedge, #Warung, #Echostage, #Paradiseclub, #Anzuclub, #fabrik, #papaya, #cavoparadiso, #yalta, #ministryofsound,#guababeachbar,#panoramabar,#marqueelv,#dc10.

3.1. Hashtags para cada dia da semana 

Segunda:

#Monday, #MondayFunday, #MotivationMonday, #MondayMotivation, #MotivationalMonday, #MantraMonday, #ManCrushMonday, #MusicMonday, #EqualityMonday, #FitnessMonday, #MagicMonday

Terça:

#TransformationTuesday, #TuesdayTransformation, #TipTuesday, #TravelTuesday, #TrainingTuesday, #TestimonialTuesday, #FairTradeTuesday, #FeelGoodTuesday, #GivingTuesday

Quarta:

#Wednesdays, #WayBackWednesday, #WisdomWednesday, #WednesdayWisdom, #WellnessWednesday, #WomanCrushWednesday, #WomenToFollow, #WomenWednesday, #HumpDay

Quinta:

#Thursday, #ThrowBackThursday, #ThirstyThursday, #Thursdate, #ThursdayFunDay, #ThankfulThursday, #ArtThursday, #CoffeeThursday, #ConnectThursday, #HistoryThursday, #ThursdayFun

Sexta:

#Friday, #FridayNight, #FridayFunday, #FridayFun, #FollowFriday, #FlashBackFriday, #CitizensFriday, #ConnectFriday, #FeelGoodFriday, #FilmFriday, #FloralFriday, #FlowerFriday, #FollowForFriday

Sábado:

#Saturday, #SocialSaturday, #SaturdaySwag, #SuperStarSaturday, #SaturdayFun, #SaturdayFunday, #SaturdayMorning, #SaturdayMornings

Domingo:

#Sunday, #SelfieSunday, #SundaySelfie, #SundayFunday, #SundayFun, #ScienceSunday

Saiba mais, acessando:

https://blog.hubspot.com/marketing/hashing-history-tutorial

https://www.smartinsights.com/social-media-marketing/how-when-and-why-you-should-be-using-hashtags/

 

 

2 Comentários

  1. Jonah

    Hi Bruno. I’m Jonah from Hashtagify.me. Thanks very much for the mention:) Have a nice day!

  2. Guia do Promoter: 5 dicas para melhorar suas vendas – Social wave – Venda mais ingressos

    […] O ápice para um bom promoter é saber utilizar as redes sociais para divulgar seus eventos. Todavia, muitos esquecem de construir sua imagem nesse âmbito, e acabam tornando-se “chatos”, com ofensas, polêmicas, dentre outros fatores que ofuscam sua imagem neste segmento e por consequência afastam seguidores. […]

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