As profissões de produtor, promoter e promotor de eventos geram muitas dúvidas em quem busca atuar em dos três ramos. Para te ajudar a entender melhor a atuação de cada um, nós da Social Wave preparamos este artigo que lista as principais diferença entre as profissões.

  • O que faz um produtor de eventos

O produtor de eventos é o responsável pela organização do evento, geralmente possui formação acadêmica na área de Relações Públicas ou afins. O promotor lida com toda a parte estrutural do festival que vão desde a escolha dos músicos, local do evento, público-alvo, além de destacar-se pela ampla organização, proatividade e capacidade de negociação.

Segundo Alexandre Barreto, produtor de eventos, em entrevista para o portal ‘Produzindo Eventos‘, “a profissão de produtor cultural independente é muito nova no mundo e mais nova ainda no Brasil. No Brasil é muito percebida como uma profissão de elaboração de projetos. Mas é mais que isso. Ser um produtor cultural independente é gostar de realizar. É gostar de fazer acontecer. É gostar de criar”, afirma.

  • O que faz um promoter de eventos

O promoter atua na divulgação do evento, trazendo o máximo de pessoas para o festival, promovendo o maior número de eventos – com um retorno financeiro agradável, sendo o responsável direto pela venda de ingressos, destacando-se pela influência em sua network e grande capacidade de  comunicação. Escrevemos um artigo que lista 5 livros para se tornar um promoter de sucesso, que o auxiliará no início dessa jornada.

O mercado do promoter é baseado de acordo com o tamanho e com a quantidade de ingressos vendidos para o evento. “Um dos valores mais importantes é o feedback, melhor tirar qualquer dúvida ou questão referente a bonificação e comissão direto com os sócios do que ficar falando em grupos paralelos no WhatsApp. Não temos salas e nem paredes e acredito que vocês sabem que estamos sempre dispostos a ouvir e melhorar”, destaca Ilan Kriger, fundador da Social Wave.

  • O que faz um promotor de eventos

O promotor de eventos se destaca na divulgação bruta do evento com o trabalho de panfletagem. Infelizmente essa profissão vem sendo entinta por conta da apropriação dos meios digitais para a divulgação. “O promoter de eventos é uma carreira em extinção, são pessoas que fazem a divulgação corpo a corpo de um evento, eles geralmente distribuem folders/flyers ou brindes para as pessoas na rua, praia ou na entrada e saída de evento.”, afirma Kriger.

  • Quais as principais diferenças?

Para listar as principais diferenças entre as profissões, preparamos um infográfico que destaca as principais características dos segmentos:

 

 

E você, o que achou das profissões? Acesse o blog da Social Wave e fique por dentro da temática.

Seja promoter, comissário ou embaixador e venda ingressos dos melhores eventos musicais do Brasil.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>