Aliando hobbies como música e festas, a profissão de promoter é uma das que mais crescem no país. Todavia, existem uma série de questionamentos que rodeiam essa atividade. Para sanar todas as suas dúvidas, preparamos o Guia Promoter, confira abaixo:

O que é promoter? 

O promoter atua na divulgação de eventos musicais, com o intuito de levar o máximo de pessoas possíveis para o festival, através da influência em sua network, principalmente nas mídias sociais. No geral, ele é muito confundido com produtor e promotor de eventos. Escrevemos um artigo em nosso blog listando as principais diferenças entre as três profissões.

Promoter é profissão?

No Brasil existem profissões não regulamentadas exercidas por uma grande quantidade de pessoas, tais como: design, garçom e promoter. O fato de não ser reconhecida legislativamente não à torna uma simples atividade, apenas faz com que não existam requisitos para exercê-la, como formação acadêmica, registro em conselhos, dentre outros fatores que abrangem a regulamentação de uma atividade. Portanto, promoter é uma profissão, pois é remunerada, está em crescimento e existem muitos profissionais atuando.

Como se tornar um promoter?

Para se tornar um promoter é necessário que tenha em mente o público-alvo, pense em uma série de perguntas: qual a idade? qual o gênero musical? qual o poder aquisitivo? qual a escolaridade? qual a preferência de lugares: bar, baladas ou boates? Questões assim darão uma parâmetro para saber pra quem divulgar. Em seguida, verifique os eventos disponíveis em sua região e veja se necessitam dos serviços de um promoter. Escrevemos um artigo listando 5 dicas para se tornar um excelente promoter que te ajudará no início dessa jornada.

Quanto ganha um promoter?

Existe uma demanda de mercado por parte dos produtores de eventos, com a remuneração baseada no valor do ingresso, seja por um valor fixo por ticket ou por uma porcentagem. Portanto, quanto maior o valor do ingresso, maior será o salário do promoter. Existem exceções em que o promoter recebe um valor fixo para divulgar ou apenas a participação no festival.

Como vender mais ingressos?

Para vender mais ingressos é necessário fazer uma boa divulgação em suas redes sociais, buscando vender não apenas um ingresso, mas sim uma experiência. Outro fator redundante é buscar tornar-se uma referência entre os seus amigos, a ponto de que indiretamente contribuam para seu trabalho, vendendo sua imagem para outras pessoas. Frequentar ativamente festas e buscar conhecer o máximo de pessoas possíveis é o ponto alto para sua profissão, uma vez que suas vendas são movidas a relacionamentos. Para ter uma noção mais ampla sobre a venda de ingressos, listamos 5 dicas para vender mais ingressos.

Como aumentar sua network?

Ter uma network ampla é o ápice para a evolução profissional de um promoter. O crescimento de sua base de contato se da através de experiências, quanto mais o promoter interagir, mais eventos frequentar, melhor se engajar nas mídias sociais, sua network tende a aumentar e com isso surgem diversas oportunidades. Um conselho importante é participar de grupos musicais, grupo de promoter e grupo de produtores nas redes sociais, além de conhecer e interagir com desde o porteiro do festival, o público da pista, o público vip, os músicos e os produtores, tratando todos da mesma maneira, visando sempre criar amigos por onde passar.

Como encontrar eventos para divulgar?

A melhor forma para um promoter encontrar eventos para divulgar é através da Social Wave! Atuamos com os melhores festivais de música eletrônica do país! Oferecermos um aplicativo para promoter exclusivo! Só ele oferece:

  • Controle em tempo real das vendas;
  • Facilidade de fazer a virada de lotes;
  • Facilidade e segurança para fazer o fechamento das vendas;
  • Emissão automática dos ingressos;
  • Vendas em cartão de crédito ou boleto;
  • Comunicação direta com a sua força de venda;
  • Notícia via e-mail, aplicativo ou grupo no Facebook;
  • Dentre muitos outros benefícios.

Outra forma de encontrar eventos musicais, é através da influência de sua network. Com uma rede de contatos bem estabelecida com referências do segmento, djs, promoters, produtores de eventos. Além disso, consolidar sua imagem como promoter de eventos, abre portas, pois pessoas importantes do meio tendem a te indicar para conhecidos. Tanto para venda de ingressos, como para atuar com a divulgação do festival.

Como divulgar eventos?

Saber divulgar seu evento é a chave para vender muitos ingressos e em consequência ter um bom retorno financeiro. Atualmente, usar as mídias sociais da maneira correta para vender suas experiências nos festivais é o que faz com que um promoter destaque-se no mercado de eventos musicais. Veja abaixo como divulgar nas principais mídias sociais:

  • Facebook

A melhor maneira de divulgar no Facebook é englobar um conceito para vender, fugir do padrão, como já citado no post, “Promoter: 5 dicas para vender mais ingressos“.

“Despertar à vontade do público com vídeos da edição passada do evento, fotos, comentar sua experiência, falar do que estar por vir. Tudo isso faz com que seu público sinta vontade de estar na próxima edição do festival. E é legal utilizar diferentes couch actions para demonstrar indiretamente que vende ingressos, frases como – E aí, quem vai comigo? costumam ser efetivas na hora de trazer o pessoal”, destaca Bruno Novais, estudante de Relações Públicas e estagiário de comunicação e marketing na Social Wave.

  • Whatsapp

A utilização de grupos no Whatsapp é a maneira mais efetiva de fazer a divulgação do seu evento, desenvolvendo uma expectativa em seus amigos. É necessário sempre usar o artifício de vender a experiência que o festival pode proporcionar, falando dos músicos, benefícios, brindes, visando gerar uma conversa o mais natural possível. Ao detectar as pessoas mais engajadas é necessário entrar em contato com uma a uma no privado para que assim anuncie que possui ingressos para o festival.

  • Instagram

No Instagram a forma mais efetiva de divulgação é através dos stories, no qual o promoter de maneira direta pode afirmar que realiza à venda de ingressos. Todavia, o feed deve ser focado em demonstrar suas experiências.

“O feed do promoter deve ser bem organizado, com fotos de alta qualidade, com bons enquadramentos, bons filtros. Todos esses aspectos fazem com que o promoter torne-se uma autoridade no assunto”, desta Ilan Kriger, CEO da Social Wave.

Como analisar os resultados e melhorar para os próximos eventos?

Organizar seus resultados é relevante para que o promoter evolua em seu trabalho. A melhor maneira de fazer com que isso ocorra é através do aplicativo da Social Wave, no qual você pode organizar suas vendas, convidar seus amigos, dentre muitos outros benefícios. Outra ferramenta importante é a criação de planilhas no excell para que liste seus amigos, organize seus pedidos, vendas, festas em que atua, além dos seus lucros em cada evento. Podendo também criar uma planilha especial para sua network, com nome, telefone, cargo e lugar onde conheceu.

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