Existem uma série de questionamentos quanto as atividades desenvolvidas por um promoter: o que fazem? Quanto ganham? Como virar um promoter? Dúvidas como essas rodeiam uma das profissões que mais crescem no Brasil. Para dar fim a esses questionamentos preparamos o guia do promoter.

O que é promoter? 

O promoter atua na divulgação de eventos musicais, com o intuito de levar o máximo de pessoas possíveis para o festival, através da influência em seu network, principalmente nas mídias sociais. No geral, ele é muito confundido com produtor e promotor de eventos. Escrevemos um artigo em nosso blog listando as principais diferenças entre as três profissões.

Promoter é profissão?

No Brasil existem profissões não regulamentadas exercidas por uma grande quantidade de pessoas, tais como: cozinheiro, barman e promoter. O fato de não ser reconhecida legislativamente não a torna uma simples atividade, apenas faz com que não existam requisitos para exercê-la, como formação acadêmica, registro em conselhos, dentre outros fatores que abrangem a regulamentação de uma atividade. Portanto, promoter é uma profissão, pois é remunerada, está em crescimento e existem muitos profissionais atuando.

Como se tornar um promoter?

Para se tornar um promoter é necessário que tenha em mente o público-alvo, pense em uma série de perguntas:

  • Qual a idade?
  • Qual o gênero musical?
  • Qual o poder aquisitivo?
  • Qual a escolaridade?
  • Qual a preferência de lugares: bar, baladas ou boates?

Questões assim darão uma parâmetro para saber para quem divulgar. Em seguida, verifique os eventos disponíveis em sua região e veja se necessitam dos serviços de um promoter. Escrevemos um artigo chamado “Quero ser promoter” que te ajudará no início dessa jornada.

Quanto ganha um promoter?

Existe uma demanda de mercado por parte dos produtores de eventos, com a remuneração baseada no valor do ingresso, seja por um valor fixo por ticket ou por uma porcentagem. Portanto, quanto maior o valor do ingresso, maior será o salário do promoter. Existem exceções em que o promoter de festa recebe um valor fixo para divulgar ou apenas a participação na festa.

Como vender mais ingressos?

Para vender mais ingressos é necessário fazer uma boa divulgação em suas redes sociais, buscando vender não apenas um ingresso, mas sim uma experiência. Outro fator redundante é buscar tornar-se uma referência entre os seus amigos, a ponto de que indiretamente contribuam para seu trabalho, vendendo sua imagem para outras pessoas. Frequentar ativamente festas e buscar conhecer o máximo de pessoas possíveis é o ponto alto para sua profissão, uma vez que suas vendas são movidas a relacionamentos. Para ter uma noção mais ampla sobre a venda de ingressos, listamos 5 dicas para vender mais ingressos.

Como aumentar seu network?

Ter uma rede de contatos ampla é o ápice para a evolução profissional de um promoter de uma casa noturna. O crescimento de sua base de contatos se dá através de experiências, quanto mais o promoter interagir, mais eventos frequentar, melhor se engajar nas mídias sociais, seu network tende a aumentar e com isso surgem diversas oportunidades. Um conselho importante é participar de grupos no Facebook que abrangem temas como música, produção, promoters produtores de eventos.

Em um evento o promoter de balada deve interagir desde com o porteiro da festa, o público da pista, o público vip, os músicos e os produtores, tratando todos da mesma maneira, visando sempre criar amigos e abrir portas por onde passar.

Como encontrar eventos para divulgar?

Uma das melhores formas para um promoter encontrar eventos para divulgar é através da Social Wave! Atuamos com grandes festivais de música do país! Oferecermos um aplicativo para promoter exclusivo! Só ele oferece:

  • Controle em tempo real das vendas;
  • Facilidade de fazer a virada de lotes;
  • Facilidade e segurança para fazer o fechamento das vendas;
  • Emissão automática dos ingressos;
  • Vendas em cartão de crédito ou boleto;
  • Comunicação direta com a sua força de venda;
  • Notícia via e-mail, aplicativo ou grupo no Facebook;
  • Dentre muitos outros benefícios.

Outra forma de encontrar eventos musicais, é através da influência de seu network. Com uma rede de contatos bem estabelecida com referências do segmento, DJs, promoters, produtores de eventos. Além disso, consolidar sua imagem como promoter de eventos, abre portas, pois pessoas importantes do meio tendem a te indicar para conhecidos. Tanto para venda de ingressos, como para atuar com a divulgação do evento musical.

Como divulgar eventos?

Saber divulgar um evento é a chave para vender muitos ingressos e em contrapartida terá um bom retorno financeiro. Atualmente, usar as mídias sociais da maneira correta para vender suas experiências nos eventos em casas noturnas é o que faz com que um promoter destaque-se no mercado de eventos musicais. Veja abaixo como divulgar nas principais mídias sociais:

  • Facebook

A melhor maneira de divulgar no Facebook é englobar um conceito para vender, fugir do padrão, como já citado no post, “Promoter: 5 dicas para vender mais ingressos“. É necessário despertar a vontade do público com vídeos da edição passada do evento, fotos, comentar sua experiência, falar do que está por vir. Tudo isso faz com que seu público sinta vontade de estar na próxima edição do festival, visando utilizar diferentes call to action para demonstrar indiretamente que vende ingressos, frases como – e aí, quem vai comigo?, costumam ser efetivas na hora de conquistar seu público.

Segue um exemplo do embaixador da Kaballah Festival, Junior:

“Falta apenas um mês e alguns dias para a tão esperada Kaballah 15 anos no Hopi Hari!!!! Que tal aproveitar que o dinheiro com os ovos de páscoa já foi gasto e garantir o seu ingresso ainda no 2º lote? Serão 5 palcos, muita musica eletrônica, muita vibe positiva e muita gente bonita pra fazer desse, um dos melhores festivais do ano e da sua vida! O line-up completo você pode conferir na imagem abaixo. Achou mesmo que ia ter poucos artistas? Se enganou bonito! Solta o grave, se prepara pra bater o pé no chão que ta chegaaaando!!! Excursão saindo de Mogi Mirim, só chamar inbox ???? #EmbaixadoresKaballah”.

Line-up Kaballah Festival
  • WhatsApp

A utilização de grupos no WhatsApp é a maneira mais efetiva de fazer a divulgação do seu evento, desenvolvendo uma expectativa em seus amigos. É necessário sempre usar o artifício de vender a experiência que o evento pode proporcionar, falando dos músicos, benefícios, brindes, visando gerar uma conversa o mais natural possível. Ao detectar as pessoas mais engajadas é necessário entrar em contato com uma a uma no privado para que assim anuncie que possui ingressos para o show.

  • Instagram

No Instagram a forma mais efetiva de divulgação é através dos stories, no qual o promoter de maneira direta pode afirmar que realiza à venda de ingressos. Todavia, o feed deve ser focado em demonstrar suas experiências.

“A linha do tempo do promoter deve ser bem organizada, com fotos de alta qualidade, com bons enquadramentos, bons filtros. Todos esses aspectos fazem com que o promoter torne-se uma autoridade no assunto”, desta Ilan Kriger, CEO da Social Wave.

Como divulgar boca a boca?

De acordo com a empresa de consultoria McKinsey & Co (2015), “a divulgação boca a boca é o fator principal de decisão em 20-50% de todas as decisões de compra”, dados que comprovam a eficiência deste método de divulgação, que pode ser utilizado tanto nos espaços de trabalho, estudo, quanto em qualquer ambiente de socialização, gerando uma recomendação verbal para seus amigos. É interessante pontuar os aspectos positivos do evento em que está atuando, promovendo uma expectativa para pessoas que fazem parte do seu círculo social, instigando-os para que lhe acompanhem no evento musical.

Como analisar os resultados e melhorar para os próximos eventos?

Organizar seus resultados é relevante para que o promoter evolua em seu trabalho. A melhor maneira de fazer com que isso ocorra é através do aplicativo da Social Wave, no qual você pode organizar suas vendas, convidar seus amigos, dentre muitos outros benefícios. Outra ferramenta importante é a criação de planilhas no excell para que liste seus amigos, organize seus pedidos, vendas, festas em que atua, além dos seus lucros em cada evento. Podendo também criar uma planilha especial para seu network, com nome, telefone, cargo e lugar onde conheceu.

Eaí, curtiu? Agora que está craque na profissão, que tal compartilhar o post com os amigos? Aproveite também e seja embaixador da Social Wave e ganhe diversos benefícios nos melhores eventos musicais do país! Acesse o nosso blog do embaixador e leia diversas postagens sobre o tema.

 

 

Um comentário

  1. Social Wave: Guia do Promoter | Ilan Kriger

    […] pensando nisso, a startup Social Wave publicou recentemente, em seu blog do embaixador, um Guia do Promoter visando eliminar qualquer dúvida acerca de umas das profissões que mais crescem no Brasil. O […]

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