A profissão de promoter alia hobbys como festa e música, à tarefas embasadas em seu marketing pessoal, promovendo a imagem do evento musical, resultando em vendas de ingressos para o evento. Ficou curioso? Então repita em voz alta, “quero ser promoter!”. Para que isso ocorra, listaremos os passos para que siga essa carreira de sucesso!

1. Como começar a ser promoter?

O pontapé inicial para entrar na área, é o mapeamento do seu público-alvo. Imagine uma série de perguntas: qual a idade? Qual o gênero musical? Qual o poder aquisitivo? Qual a escolaridade? Qual a preferência de lugares: bar, baladas ou boates? Perguntas assim lhe darão um parâmetro para que tenha um embasamento do público que atingirá!

“Como tudo na vida ninguém nasce sendo promoter, você vai precisar de dedicação e paciência. Comece saindo muito e frequentando diferentes festas, naturalmente começará a conhecer pessoas que estão nas festas, quem organiza, trabalha e até os DJs. Com essa base de contatos será fácil ser visto como uma referência para os seus amigos”, destaca Illan Kriger, CEO da empresa especializada em marketing de eventos, Social Wave. 

2. Inicie e promova sua própria festa! 

Promover sua própria festa é a chave para a criação de uma boa rede de contatos, busque atingir o público que se conecta com sua identidade, utilizando às mídias sociais para divulgar seu evento. Ter um número considerável de seguidores no Instagram é uma boa forma para que isso ocorra. Pensando nisso, produzimos um artigo que te ajuda a ganhar seguidores através do uso de hashtags. Além do mais, a visibilidade do seu espetáculo é a porta para que produtores invistam em sua influência para atuar em seus festivais. Saber utilizar essas ferramentas para trabalhar é a cereja do bolo para promoters de festas.

3. Conheça e trabalhe com outros promoters!

Conhecer e atuar com outros promoters de baladas é fundamental para o crescimento na profissão, pois haverá um compartilhamento de experiências que ampliarão sua visão sobre o mercado, contatos, aliado à boas indicações. Para que isso aconteça, é importante “aprender e respeitar os mais velhos”, – como já dizia minha mãe. Manter-se informado e atualizado acerca das tendências musicais e mercadológicas são excepcionais para que o promoter de eventos não fique parado no tempo e saiba utilizar às mais modernas ferramentas em seu favor.

Segundo Ale Leprevost, gerente de marketing da CWB EVENTOS, “esse tipo de marketing tem tudo para dar certo no Brasil. O brasileiro adora festa, música boa, amigos e mídias sociais“, afirma.

4. Candidate-se a eventos da sua cidade

No início da carreira, a melhor forma de engajar-se na profissão é candidatando-se a eventos locais, gerando um excelente portfólio, aliado aos três tópicos citados, fazendo com que ocorra um grande avanço em seu “currículo”, juntamente ao crescimento do seu marketing pessoal na área. Toda essa visibilidade e experiência lhe darão a oportunidade de atuar em grandes agências e eventos musicais. Outra peça chave, é candidatar-se a eventos que você possui afinidade, assim você divulgará a casa de shows com mais facilidade e terá um público bem definido, facilitando MUITO seu trabalho!

Um fator importante é saber administrar seu tempo, porque haverão ocasiões em que o evento deverá ser divulgado rapidamente, com metas agressivas de vendas de ingressos, sendo necessário reservar um tempo para resolver imprevistos. Um comissário de vendas organizado tende a destacar-se no mercado e abrir portas para grandes festivais. Para se entender melhor a profissão confira nosso Guia do Promoter, ele fará com que sane todas suas dúvidas acerca da profissão e descubra as melhores formas de divulgar sua casa de show. Veja também o artigo ‘As 11 métricas que vão definir o sucesso do seu evento (em um mundo cada vez mais online)‘, escrito pela empresa de marketing HubSpot.

5. Faça seu cadastro na Social Wave

Por fim, uma outra forma de engajar-se nesta tão amada profissão é juntando-se a Social Wave. Só aqui lhe proporcionamos a oportunidades de atuar nos maiores eventos musicais do país. Para ter uma ideia, já trabalhamos em mais de 360 eventos e festivais musicais, com mais de 5 mil ingressos vendidos! Conheça o aplicativo da Social Wave!

Quero ser promoter!

6 Comentários

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